Uma das mais importantes atrações turísticas do Japão e um dos símbolos da cidade de Quioto, o Kinkaku-ji (em japonês 金閣寺, ou Templo do Pavilhão Dourado) é uma atração imperdível de Quioto que precisa fazer parte do seu roteiro! Neste artigo vamos te explicar o que é o Kinkaku-ji e como realizar a visita a este importante Templo.
O que é o Kinkaku-ji?
O Kinkaku-ji é um Templo Zen localizado na cidade de Quioto, cujos andares superiores são completamente cobertos com folhas de ouro. Originalmente conhecido como Rokuonji, foi construído em 1397 para servir de local de descanso para o shogun Ashikaga Yoshimitsu (1358-1408) e, de acordo com o seu desejo, se tornou um Templo Zen de orientação Rinzai logo após a sua morte, em 1408.
De arquitetura eclética, cada andar representa um estilo diferente: o primeiro, foi construído no estilo Shinden, utilizado na construção de palácios do período Heian (794-1185), que é caracterizado por pilares de madeira natural e paredes brancas, que contrastam com os andares superiores dourados. Neste andar há estátuas de Buda Shaka e de Yoshimitsu, que foi um samurai do Clã Minamoto durante o período Heian. Não é possível entrar no Templo, mas as estátuas podem ser vistas à distância, do outro lado do lago. O segundo andar foi construído no estilo Bukke, utilizado nas residências dos samurais, e tem seu exterior totalmente coberto com folhas de ouro. O terceiro e último andar possui o estilo de um salão Zen chinês. Ele é revestido por folhas de ouro por dentro e por fora, e tem uma fênix dourada em seu topo.
Em 1950, um jovem monge de 21 anos ateou fogo às estruturas do Kinkaku-ji, destruindo-as completamente. Este evento foi, posteriormente, ficcionado pelo escritor japonês Yukio Mishima, em seu romance intitulado “O Pavilhão Dourado”. O templo foi reconstruído em 1955, e a sua estrutura foi mantida fiel à da construção original. Em 1994 o Templo foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo atualmente um dos lugares mais visitados do Japão.
A visita ao Kinkaku-ji
A visita ao Kinkaku-ji é um passeio bem agradável, que pode ser feito em qualquer época do ano. É claro que, no inverno, as temperaturas são muito baixas mas, quando neva, o cenário fica realmente surpreendente! O complexo não é muito grande, por isso, o passeio não se torna cansativo e nem muito demorado, ainda mais que o acesso ao interior do Templo e das outras edificações não é permitido.
Antes da visita, vale lembrar que os jardins dos Templos japoneses refletem a visão do mundo budista, bem como os próprios templos. Por isso, a experiência de visitar um Templo se completa com a contemplação do seu ambiente, que, no caso do Kinkaku-ji, é uma experiência tão incrível que a sua visitação é considerada um método único de propagação dos ensinamentos budistas.
Ao chegar ao complexo no qual fica o Kinkaku-ji, você irá encontrar, logo na entrada, este mapa, com a indicação das atrações:
Seguindo em frente, você encontrará a bilheteria, onde você poderá adquirir seu ingresso.
Após comprar o seu ingresso e entrar no complexo onde fica o Kinkaku-ji, você logo avistará o lago Kyoko-chi onde fica o Kinkaku-ji. Seguindo o trajeto, você será direcionado ao local reservado para as fotos do Templo. Normalmente há muitos turistas neste local, mas não se preocupe, pois não será difícil encontrar um bom ângulo para tirar uma excelente foto!
Aproveite esta oportunidade e tome cuidado: a rota de visitação segue somente em uma direção. Após sair do local reservado para as fotos do Templo, você não poderá mais retornar.
Seguindo o trajeto, você irá passar pelos antigos aposentos do sacerdote (Hojo), que são identificados pelas portas deslizantes com pinturas chamadas de fusuma.
Agora o caminho passa pela parte de trás do Kinkaku-ji, conduzindo você aos jardins do Templo que mantêm seu design original desde a época de Yoshimitsu. Outros pontos de interesse são encontrados nos jardins, como o lago Anmintaku (que dizem que nunca seca, nem durante os períodos mais secos, e tem sido utilizado como um local de orações por chuva) e estátuas nas quais as pessoas jogam moedas para dar sorte.
Continuando pelos jardins, há a casa de chá Sekkatei, que foi incorporada ao complexo durante o período Edo (1603-1868).
Já do lado de fora da área paga do Templo, há lojas de souvenirs e o Fudo Hall, um pequeno Templo que abriga uma estátua de Fudo Myoo, um dos 5 Reis da Sabedoria e protetor do Budismo, que foi esculpida por Kobo Daishi, uma das figuras mais importantes da história religiosa japonesa.
Por fim, antes da escadaria que leva à saída do complexo, há máquinas de bebidas e de sorvete. Aproveite para experimentar um sorvete de chá verde!
Como chegar ao Kinkaku-ji
O Kinkaku-ji fica localizado na região nordeste de Quioto, distante cerca de 8km da estação de Quioto. Caso você não esteja em uma excursão e esteja viajando por conta própria, há várias opções de transporte público para se chegar lá, como ônibus, trem + ônibus, metrô + ônibus, mas a maneira que consideramos mais prática e certamente a mais barata é pegar um ônibus direto, na Estação de Quioto. Abaixo listamos duas opções e os respectivos valores com partida da Estação de Quioto:
- Ônibus direto: a linha 101 ou a 205 faz o trajeto em cerca de 40 minutos e custa 230 ienes. Pegando o ônibus na estação de Quioto, você deverá descer na parada Kinkakuji-michi.
- Metrô + ônibus: um meio mais rápido que o ônibus direto é pegar a linha Karasuma do metrô até a estação Kitaoji e, depois, a linha 101, 102, 204 ou 205 de ônibus da estação até o Kinkaku-ji. O trajeto de metrô dura 15 minutos, e o de ônibus, 10 minutos, totalizando 25 minutos. No entanto, a passagem de metrô custará 260 ienes e a de ônibus, 230 ienes, totalizando 490 ienes.
Como visto, o trajeto utilizando o metrô + ônibus dura 15 minutos a menos que o de ônibus direto, no entanto, custa 260 ienes a mais. Além disso, há o tempo perdido com a transferência do metrô para o ônibus, o que pode fazer com que o tempo de viagem se aproxime ao tempo da viagem do ônibus direto. Por isso, achamos que a melhor opção para se chegar ao Kinkaku-ji de transporte público seja o ônibus direto.
Para obter mais informações sobre itinerários, horários e valores, você poderá utilizar o Google Maps, que funciona muito bem no Japão.
Informações úteis
Horário de funcionamento:
diariamente, das 9h às 17h
Valor do ingresso:
400 ienes