Se você está planejando uma viagem à Polônia, com certeza vai se deparar com a questão do deslocamento entre Varsóvia e Cracóvia, que são as cidades mais visitadas do país. Essas duas cidades são ligadas através de linhas de ônibus, trem e avião, mas a nossa opinião pessoal é de que a viagem de trem é a melhor forma de deslocamento entre elas. 

Caso você opte pelo ônibus, o trajeto mais curto é de cerca de 290 km, que são percorridos em pelo menos 4h40 de ônibus direto (via Radom e Kielce). É claro que é a forma mais barata de ir de uma cidade à outra (a passagem custa a partir de 6,99 euros), mas a viagem é muito demorada se comparada às outras opções. 

De avião, apesar de ser a viagem mais rápida (cerca de 50 minutos em um voo direto), há que se considerar o deslocamento entre o centro das cidades e os aeroportos, além da antecedência da chegada ao aeroporto de partida para o check-in, o que aumenta consideravelmente o tempo de viagem. Quanto ao preço da passagem, a LOT opera voos diários com preços a partir de 47 euros (ida e volta).

Mas vamos à nossa sugestão, que são as viagens de trem. Antes de efetuar a compra do bilhete, é importante conhecer os tipos de trens que operam na Polônia. Abaixo estão os 5 tipos de trens que circulam pelo país (maiores informações em: https://www.polrail.com/en/Poland-rail-tickets-passes-reservations)

Regio: são os trens locais que geralmente fazem paradas em todas as cidades da rota. É o trem mais demorado, mas também o mais barato. Esses trens possuem somente a 2ª classe.

TLK: é uma maneira mais rápida de viajar entre regiões da Polônia. Pára na maior parte das estações de tamanho moderado, mas diferentemente do Regio, ele não pára em todas as estações. A maioria dos trens TLK possui vagões de 1ª classe, e a reserva de assentos é obrigatória em ambas as classes.

Inter-City (IC): é a mesma classe de trens da categoria TLK, porém, com equipamentos mais novos e que foram remodelados recentemente. Os trens, em sua maioria, são climatizados, muitos possuem vagão bar e alguns possuem internet Wi-Fi free.

Express Inter-City (EIC): São trens de alta velocidade que oferecem equipamentos confortáveis, novos e climatizados. Os trens fazem poucas paradas e possuem serviços de 1ª e 2ª classe. Geralmente possuem vagão restaurante, tendo, ao menos, um vagão bar. Os passageiros de ambas as classes recebem uma bebida cortesia e os de primeira, também recebem um snack. A reserva de assentos é obrigatória em ambas as classes e alguns trens possuem internet Wi-Fi free.

Express Inter-City Premium (EIP): É uma classe mais recente de trens de alta velocidade encontrados nas principais rotas ligando Varsóvia a Cracóvia, Katowice, Wroclaw e Gdansk/Gdynia. Todos os trens são climatizados, possuem um vagão buffet e serviços de 1ª e 2ª classe. Os passageiros de ambas as classes recebem uma bebida cortesia e os de primeira, também recebem uma refeição no seu assento. 

No trajeto Varsóvia-Cracóvia, não há os trens Regio, somente TLK, IC, EIC e EIP, todos operados pela empresa PKP Intercity. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da Polrail (https://www.polrail.com/en) ou diretamente pelo site da PKP Intercity (https://www.intercity.pl/en/). No nosso caso, adquirimos os bilhetes pelo site da Polrail, no qual fizemos um cadastro e compramos os bilhetes sem muita burocracia, com pagamento realizado através de cartão de crédito. Assim que fizemos a compra, recebemos o pedido por e-mail e, no dia seguinte, veio o e-ticket:

Embora no e-ticket todas as informações estejam em polonês, no corpo do e-mail as informações da viagem são enviadas em inglês:

Observe que, embora o e-ticket seja para 2 passageiros, o nome que consta nele é somente o de um dos passageiros, o do comprador. Com o e-ticket em mãos, para realizar a viagem, é só seguir o procedimento padrão para as viagens de trem na Europa: antes da partida você entra no vagão e se acomoda no assento reservado. No momento em que o fiscal solicitar, basta apresentar o e-ticket impresso ou na tela do celular mesmo, de acordo com a informação dada pela companhia.

Nós optamos por um bilhete de 1ª Classe no trem EIP, a mais confortável de todas as opções. E realmente foi uma viagem diferenciada! O trem é novo, bem conservado e muito confortável, talvez o mais confortável em que já viajamos em toda a Europa.

E, como mencionado na descrição dos trens, o EIP oferece uma bebida cortesia e também um lanche: